Paul Sereno é um dos paleontólogos mais atuantes no campo das descobertas pré-históricas. Professor da Universidade de Chicago e explorador da National Geographic Society, Sereno já descobriu dinossauros em cinco continentes. Na Argentina, em 1988, ele encontrou o mais antigo dinossauro, o Eoraptor, achado que deu origem ao mais completo estudo sobre o início da era dos dinossauros, há cerca de 225 milhões de anos.
Em setembro deste ano, Sereno surpreendeu tanto a comunidade científica quanto os leigos, ao revelar que o famoso tiranossauro rex tinha um antepassado diminuto, o raptorex. Apesar de ter habitado a Terra 60 milhões de anos antes do tiranossauro rex, e embora não passasse de 3 metros de comprimento e 60 quilos, o raptorex já apresentava as características físicas do mais famoso gigante predador pré-histórico.
Isso resultou em aquecidos debates sobre a Teoria da Evolução. Agora, o explorador acaba de divulgar cinco novas espécies de crocodilos encontradas por ele e sua equipe no deserto do Saara (CrocCão, CrocRato, CrocPanqueca, CrocPato e CrocJavali). Sereno concedeu uma entrevista ao Terra, em Washington, e conversou com entusiasmo sobre as novas descobertas, o impacto do raptorex sobre a teoria de Charles Darwin e suas visitas ao Brasil.
Mais em Terra