5.12.2009

Maior réplica de dinossauro carnívoro é atração no Museu Nacional da UFRJ

Rio - O Museu Nacional/UFRJ inaugura, dia 14 de maio, às 17h, a exposição “Dinossauros no Sertão”, com réplicas e fósseis originais encontrados na região do Araripe, no Ceará. Destaque para a maior reconstrução do esqueleto de um dinossauro carnívoro brasileiro já montado no país, o Angaturama limai, com quase seis metros de comprimento. A mostra tem patrocínio da Faperj e do CNPQ e fica aberta para visitação a partir de 15 de maio.

“Dinossauros no Sertão” desvenda ao público a Chapada do Araripe, que fica na divisa do estado do Ceará com Piauí e Pernambuco, famosa por ser um dos maiores sítios fossilíferos do país. Na mostra, os visitantes poderão acompanhar a evolução e a diversidade de espécies encontradas na região há mais de 110 milhões de anos, durante o chamado período Cretáceo.

Junto com o Angaturama limai, serão expostos fósseis originais de insetos, plantas, tartarugas, sapos e lagartos, além de peixes, uma das principais fontes de alimento deste carnívoro. Também faz parte da mostra a réplica do pterossauro Tupandactylus imperator, outro habitante da região, que viveu há 115 milhões de anos.

A exposição divide a pré-história do Araripe em dois momentos de ecossistemas distintos. Um deles, há 115 milhões de anos, quando os pterossauros dominavam os céus do Nordeste e um grande lago de água doce banhava a região onde hoje é a Chapada. No período mais recente, uma laguna de 110 milhões de anos, com um ecossistema composto por novos organismos e dinossauros como o Angaturama, em uma região agora inundada pela água salgada, evidenciando o momento em que ocorreu a abertura do oceano Atlântico e a separação da África da América do Sul.

Mas não é só por guardar dois momentos tão distintos da história do planeta que o Araripe se destaca no cenário da paleontologia mundial. Lá também são encontrados materiais fósseis considerados de grande qualidade para pesquisa, pois chegam a preservar músculos, pele e até mesmo vasos sanguíneos de animais que viveram há centenas de milhares de anos.

Mais em O Dia

Related Posts with Thumbnails